Temperatura despenca e já marca 10°C no interior de MS
Fenômeno de mínima invertida é esperado para essa quarta-feira no Estado, com temperatura caindo no fim do dia
| MIDIAMAX/PRISCILLA PERES
Conforme previsto pela meteorologia, a quarta-feira (28) amanheceu chuvosa e com temperaturas em queda em todo o Mato Grosso do Sul. Antes das 8h, os termômetros já marcam 10°C em algumas cidades do Estado, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em Ponta Porã, na região sul do MS, os termômetros que marcavam 23,3°C na noite de ontem (27), agora marcam 10,5°C. Por lá não choveu na madrugada e a previsão do Inmet é de que amanheça 4°C na quinta-feira (28). As baixas temperaturas continuam na sexta-feira e podem ocorrer geadas.
Situação parecida em Aral Moreira, onde os termômetros marcam 10,4°C nesta manhã. São 17°C a menos do que os 27°C que marcavam na quarta-feira (27). No município, a previsão do tempo indica mínima de 5°C amanhã, também com chance de geada.
Em Sete Quedas, a mínima é de 11,4°C e em Porto Murtinho, 13,3°C. Em Campo Grande, a temperatura no momento é de 17°C, mas deve cair para 5°C ao longo do dia.
Chuva de 50 mm em MS
Cidades de Mato Grosso do Sul registraram mais de 50 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, favorecidas pelo avanço da massa de ar frio. A previsão ainda indica queda nas temperaturas nesta quarta-feira (28).
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município com maior volume de chuva foi Aral Moreira, com 55,8 mm. Em seguida está Ivinhema (50,6 mm), Sidrolândia (47,6 mm), Ponta Porã (42,8 mm), Nhumirim (36,4 mm), Dois Irmãos do Buriti (35,2 mm), Rio Brilhante (33,8 mm), Angélica (33,4 mm) e Campo Grande (32 mm).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que as chuvas se estendem para todo o Estado com possibilidade de intensidade fraca a moderada e, localmente, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Mínima invertida
Quarta-feira (28) é o dia que o frio chega ao Mato Grosso do Sul e deve ocorrer o fenômeno de mínima invertida. Conforme o Cemtec, isso significa que a temperatura mínima do entardecer será menor do que a do amanhecer.
O frio ganha força na madrugada e podem ocorrer geadas no amanhecer de quinta-feira (29). A quinta e a sexta (30) devem ser de muito frio, com mínimas abaixo de 10°C e máximas que não chegam a 20°C em todo o Estado.
Podem ocorrer temperaturas próximas a 0°C e geada nos dois dias, de acordo com o Inmet.
São dois alertas de perigo para declínio de temperatura, conforme o Inmet. Um que começa à meia-noite do dia 28 de maio e aponta para queda de mais de 5°C. O outro começa à meia-noite do dia 29 e atinge apenas o extremo leste do MS.
Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.