Com internas mostrando trabalho, mutirão leva atenção e cuidados ao presídio de Jateí

O mutirão jurídico e social foi organizado pela direção do presídio e contou com a presença de representantes do Judiciário e Defensoria Pública, além da Agência do Sistema Penitenciário de MS (Agepen/MS), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Prefeitura de Jateí e da Polícia Militar


O presídio feminino de Jateí teve uma manhã bastante movimentada neste dia 24 de abril. É que uma força-tarefa levou serviços e atenção em saúde para as internas do local. Na oportunidade, também foi montado um grande para exposição de peças artesanais produzidas pelas reeducandas do local.

O mutirão jurídico e social foi organizado pela direção do presídio e contou com a presença de representantes do Judiciário e Defensoria Pública, além da Agência do Sistema Penitenciário de MS (Agepen/MS), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Prefeitura de Jateí e da Polícia Militar.

O mutirão foi aberto pelo juiz titular da Vara de Execução Penal do Interior (VEPIn), Luiz Felipe Medeiros Vieira, que agradeceu a presença de todos e de todas, destacando o olhar para a inclusão e as ações humanas para reintegração social. Ele observou, especialmente, o fato de Jateí ser um presídio feminino, com internas que fazem parte de um núcleo familiar e sendo o cérebro do lar, abandonado pelo cárcere em que estão vivendo.

O juiz agradeceu a acolhida fraterna que sempre teve em Jateí, tanto pela direção do presídio como dos parceiros locais, principalmente a Prefeitura. Ele destacou o empenho da diretora Solange Pereira, afirmando que sempre que visita o local encontra algo melhor nele. Luiz Felipe fez questão de citar também o ex-prefeito Eraldo Jorge Leite e a sensibilidade de implantar um programa municipal com o uso da mão-de-obra das internas do presídio de Jateí.

O programa da Prefeitura em Jateí com parcerias estratégicas com o Judiciário, Agepen, Ministério Público e Defensoria, se transformou numa referência para o Estado e ao país. “O medo e a cautela desse pioneirismo se transforaram em um orgulho gigantesco para todos nós”, assinalou o juiz.

Maria de Lourdes Delgado Alves, Diretora de Assistência Penitenciária da Agepen MS, também destacou o trabalho desenvolvido em Jateí. Ela citou a capacidade de gestão da diretora Solange Pereira, bem como a capacidade de estabelecer parcerias que garante m avanços para o sistema penitenciário.

Maria de Lourdes representou a presidência da Agência e falou da filosofia de trabalho focada na humanização. Ela disse que a educação muda vidas e, junto com trabalho e saúde, promove crescimento e capacitação. “É custódia com reintegração social”, afirmou a diretora, destacando o apoio recebido pela presidência para realização do trabalho.

O vice-prefeito Francisco Araújo Tiquinho representou a prefeita Cileide Cabral, enfatizando o trabalho realizado em parceria com a direção do presídio local e anunciando seu fortalecimento e expansão. O chefe de gabinete, Gildásio Santos e a secretária de Saúde, Kelly Cristina Leite, também da Prefeitura, se fizeram presentes à solenidade.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE