MS registrou chuvas acima da média histórica em abril, mas previsão indica um trimestre mais quente
Dos 38 municípios analisados durante abril, todos tiveram chuvas acima da média histórica. O registro mais expressivo foi em Santa Rita do Pardo, com 320% de chuva a mais do que era esperado
| MIDIAMAX/JENNIFER RIBEIRO
Em abril, Mato Grosso do Sul registrou chuvas acima da média histórica, com valores entre 150-300 milímetros, principalmente nas regiões central, sul, leste e norte do estado. Os dados foram divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira (19), por meio do Monitoramento Mensal das Secas.
Dos 38 municípios analisados durante abril, todos tiveram chuvas acima da média histórica. Os registros mais expressivos foram em Santa Rita do Pardo, com 320% de chuva a mais do que era esperado; Dourados (236%); e Coxim (227%). No ranking, Campo Grande ficou em 8ª lugar, com 236% de chuva a mais do que era esperado pela meteorologia.
O Cemtec pontua que a média histórica é baseada nos dados climatológicos da estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e refere-se ao período de 1981 a 2010. Em abril de 2025, a chuva acumulada ficou 129% acima da precipitação média histórica.
Condições meteorológicas em abril
Em abril, a menor temperatura registrada foi 7,4 °C, no dia 30, em Iguatemi. Já a maior temperatura foi 36 °C, no dia 02, no município de Água Clara. Por fim, a maior rajada de vento observada foi de 100,4 km/h no município de Santa Rita do Pardo, no dia 18.
Por outro lado, a previsão para o próximo trimestre (maio – junho – agosto) indica probabilidade das chuvas ficarem abaixo da média histórica na maioria do estado. Na região noroeste, há indicativo de irregularidades nas chuvas, podendo ficar abaixo ou acima da média histórica. Considerando os indicativos de temperatura, espera-se um trimestre mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul.
Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.