Você sabia? Preço final de celular tem 62% de imposto, aponta Câmara de Dirigentes Lojistas

A FCDL-MS divulgou em seu site que a alta carga tributária se repete em diversos produtos no mercado nacional

| MIDIAMAX/ALINE MACHADO


Carga tributária dobra valor de produtos (Foto: Henrique Arakaki, arquivo Midiamax)

Já imaginou comprar um iPhone 16, que hoje custa em média R$ 8.500, por apenas R$ 3.230? A proposta parece absurda diante dos altos preços praticados no Brasil. No entanto, a FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul) afirma, por meio de uma pesquisa, que isso seria possível caso os impostos não elevassem tanto o valor final.

A FCDL-MS divulgou em seu site que a alta carga tributária se repete em diversos produtos no mercado nacional. A pesquisa revela, por exemplo, que os impostos representam 56% do valor de uma motocicleta. No caso das bicicletas, a tributação ultraa os 35%.

Os eletrodomésticos também entram na lista de produtos mais afetados pela tributação. Ventiladores e liquidificadores chegam a ter 40% de imposto, enquanto fritadeiras elétricas acumulam 26,25% de taxas.

A pesquisa destaca ainda que os impostos praticamente dobram o valor real de muitos produtos. Um par de tênis importado, por exemplo, carrega 65,71% de tributos, e os videogames acumulam até 51,46% em taxas.

“O imposto tem dificultado cada vez mais a vida das pessoas. Somos obrigados a trabalhar muito mais para conseguirmos pagar a carga tributária. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, e o pior é que o cidadão quase não vê retorno disso”, declarou Adelaido Vila, presidente da CDL de Campo Grande.

Dia sem imposto

Na próxima quinta-feira (29), a FCDL-MS realizará a 7ª edição do Dia Livre de Impostos, que busca alertar os consumidores sobre a elevada carga tributária no Brasil.

Quem quiser comprar pagando menos deve se programar para aproveitar as ofertas durante o evento. Lanchonetes, lojas de eletrodomésticos, celulares, roupas, calçados e perfumes participarão da campanha.

As lojas participantes só terão seus nomes divulgados no dia da ação. A expectativa é de que no Dia Livre de Impostos consumidores consigam comprar produtos com até 50% de desconto.

Em Campo Grande, mais de 300 lojas do centro da cidade participaram da ação realizada no ano ado. Na ocasião, os descontos com a retirada dos impostos chegou a 50% do valor dos produtos. A estimativa é de que nesta edição o percentual de descontos seja ainda maior.

“Temos muitos lojistas parceiros, que vão reduzir o máximo que conseguirem para alertar os consumidores sobre as cargas tributárias”, reforça o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE