TSE marca julgamento que pode anular candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes para 29 de maio

Álvaro Urt foi eleito como prefeito, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e tenta reverter decisão em instância superior

| MIDIAMAX/THALYA GODOY


Álvaro Urt (PSDB) foi eleito prefeito, mas está inelegível. | (Reprodução, Redes Sociais)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) marcou para a próxima quinta-feira (29), às 10h, o julgamento do recurso contra o indeferimento da candidatura de Álvaro Urt (PSDB), eleito prefeito em Bandeirantes. O candidato tenta recurso em instância superior para ser empossado no município, a 74 quilômetros de Campo Grande.

O recurso especial eleitoral sofreu movimentação, nesta sexta-feira (23), para ser incluído em pauta no plenário no dia 29 de maio. O relator do processo é o ministro André Mendonça. 

Decisão do TSE indeferiu a candidatura dele e barrou a terceira candidatura após eleição no município, a 74 quilômetros de Campo Grande. Decisão de 10 de outubro do TSE se baseia na cassação de Urt como prefeito do município, em decorrência de infrações político-istrativas entre 2016 e 2020.

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu

Em abril, o Midiamax esteve em Bandeirantes e conversou com os moradores sobre a indefinição que segue na prefeitura. Mais de 5,5 mil eleitores de Bandeirantes compareceram às urnas em 2024 para eleger um novo prefeito. Por volta das 17h30 de 6 de outubro daquele ano, conheceram o mais votado. Contudo, quatro dias depois veio o déjà vu: a candidatura indeferida não garantiu a posse do eleito e nem novas eleições para o município, a 74 quilômetros de Campo Grande.

Desde então, o município enfrenta cenário parecido com o pleito de 2020. Alvaro Urt (PSDB) foi eleito naquele ano e em 2024 para comandar o Executivo, mas está inelegível. Enquanto isso, o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, Marcelo Abdo (PP), assumiu a cadeira de prefeito interino.

Nas eleições municipais daquele ano, com votação em 15 de novembro, o candidato eleito também teve candidatura indeferida. A definição de um novo prefeito aconteceu quase um ano depois, em 7 de novembro de 2021.

Se quiser receber notícias do Site MS NEWS via WhatsApp gratuitamente ENTRE AQUI . Lembramos que você precisa salvar nosso número na agenda do seu celular.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE